quinta-feira, 28 de abril de 2011

Em busca do aperfeiçoamento profissional num mercado de trabalho em constante mudança

Temos que investir em nossas carreiras e nosso futuro. Estudar é uma forma de crescer como pessoa, ampliar o leque de amigos, socializar experiências e aprendizados e se especializar e se diferenciar como profissional.
Segundo dados de pesquisa da Fundação Dom Cabral
“Sobram vagas em 67% das empresas” Grandes empresas afirmam  que têm enfrentado dificuldade na contratação de funcionários, apesar dos 8 milhões de desempregados no Brasil “ afirma a reportagem da Revista Exame de 24.05.2010

“Há mais de 200 mil postos de trabalho no Brasil não ocupados por falta de mão-de-obra qualificada”, estimam os especialistas Já há grandes empresas assumindo a qualificação dos seus colaboradores e parceiros, algumas chegam a ‘importar’ mão de obra e “cérebros” de outros países.
As vagas no mercado de trabalho crescem em bom número, porem faltam profissionais capacitados e que atendam o perfil solicitado pelas corporações.  Para buscar a sua recolocação no mercado de trabalho, basta que o profissional demonstre espírito empreendedor, repense constante os desafios da sua área e tenha  força de vontade e disposição em aprender e crescer. Interesse e entusiasmo. Acima de tudo, busque sempre estar atualizado, fazer cursos que façam uma diferença no seu currículo e buscar um aprendizado superior ao que já possui. As grandes empresas querem colaboradores visionários, intuitivos e de mentalidade reflexiva e aberta.
Hoje em dia, o mercado de trabalho está cada vez mais seletivo e exigente. Não é à toa que os jovens saem dos cursos de graduação desatualizados e despreparados e procuram por mais cursos de complementação da formação, como especializações e diversos outros, de acordo com a necessidade de cada área.
Felizmente, cada vez mais pessoas estão tendo acesso à educação, mas, não se pode deixar de destacar, que isso também provoca o aumento da concorrência, pois o mercado vai exigir uma qualificação cada vez melhor, onde só vão se enquadrar e se destacar aqueles mais capacitados.
Por isso, o profissional precisa estar sempre atualizado, buscando novos cursos e conhecimento, conhecendo novos conceitos e ferramentas, métodos e repensando de forma crítica os paradigmas em sua área e disposto a criar e liderar mudanças. Precisamos de informação e conhecimento contínuos, sem esquecer da qualidade dos mesmos.
Num mercado, onde as informações e técnicas vão se modificando a cada dia, e o que é uma novidade ou detalhe hoje, pode se tornar amanhã um bem valioso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário