quinta-feira, 28 de abril de 2011

Planejamento é a palavra-chave para o jovem entrar no mercado de trabalho

Candidata a uma vaga de estágio em um renomado escritório de advocacia, a estudante de Direito, ao ser questionada se tinha à mão um currículo, tira de sua pasta rosa uma folha de papel, igualmente rosa e perfumada!!! Atônito, o advogado-chefe do escritório fica olhando para o papel, sem palavras, enquanto a jovem loura se afasta. Logo em seguida, seu colega se aproxima e ele lhe mostra a folha, perguntando o que acha. O outro advogado pega o material , cheira e diz apenas: "Good!!!!".

A cena é do filme "Legalmente Loura', com Reese Witherspoon. Obviamente, a estudante conseguiu chamar a atenção, mas não da melhor maneira, já que a excentricidade passou por cima do conteúdo do currículo. Ela acaba conseguindo o tão desejado estágio, muitas vezes o primeiro passo para entrar no mercado de trabalho.
Na ficção, tudo pode acontecer. Mas a realidade é outra para a maioria dos jovens que está à procura do primeiro emprego, muitas vezes com pouca ou nenhuma experiência. E para aqueles que não conseguem fazer um estágio, a dificuldade ainda é maior. O último levantamento feito pelo IBGE, em junho de 2007, mostrou que mais de um milhão de jovens com idade entre 18 e 24 anos tentavam entrar no mercado de trabalho, universo que representa 46% dos desempregados.
" Mais de um milhão de jovens com idade entre 18 e 24 anos tentam entrar no mercado de trabalho, segundo levantamento de junho feito pelo IBGE "

- Esta história de experiência é complicada. Os jovens saem das universidades com um diploma na mão, muita teoria e pouca, algumas vezes nenhuma, prática. Do lado de fora, deparam com empresas exigindo experiência . Até alguns estágios dão preferência para quem já tem experiência! E olha que o estágio serve justamente para dar esta expriência - afirma André Moraes, presidente da Talento e Profissões, empresa de consultoria em planejamento de carreira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário