quinta-feira, 28 de abril de 2011

O passo-a-passo rumo ao primeiro emprego

- Quando você faz uma escolha consciente e correta, tem mais motivação para estudar e tem um melhor rendimento. Nunca é tarde para recomeçar, mas acaba se perdendo tempo e muito dinheiro. Às vezes, o jovem perde dois anos numa faculdade, para só então descobrir que não era aquilo que queria fazer. O tempo e o dinheiro investido foi grande e, muitas vezes, inútil.

A elaboração de um bom currículo também é importante. Ao sair da universidade, o currículo não será vasto, mas deve valorizar seus pontos positivos, como cursos de idiomas, de softwares específicos para a área escolhida, além de outros requisitos importantes para o ingresso nos melhores estágios.
Importante: nunca mentir. Só colocar no currículo algo que realmente tenha feito e que possa demonstrar que sabe fazer.
Leandro Costa Júnior, aluno do 7º período de Ciências Econômicas, ainda não está fazendo estágio. Enquanto isso, aproveita o tempo para participar de cursos e seminários na área de economia.
- Não tenho necessidade financeira urgente de estagiar. Quero mesmo é para aprender - afirma Leandro, de 23 anos.
Na hora de elaborar o currículo, o candidato deve levar em conta quem vai ler o material e moldá-lo de acordo com a vaga pretendida, colocando as informações mais relevantes e que se adequem ao perfil solicitado. Ser suscinto é fundamental e os dados podem ser apresentados em tópicos, o que facilita a leitura e melhora a visualização dos dados.
- Um dos objetivos do currículo é que o candidato seja chamado para a entrevista ou dinâmica de grupo. Por isso, só devem ser colocadas informações relevantes, diz Moraes.  
Aconselha que o candidato, antes de se dirigir a uma entrevista, busque informações sobre a empresa e o negócio que esta exerce. Participar de feiras, congressos e eventos ligados à área que escolheu e onde as empresas buscam profissionais é um bom caminho para formar uma rede de relacionamentos, assim como lançar mão de ferramentas da internet, como e-mail, MSN, Orkut e salas de discussão sobre assuntos ligados à carreira escolhida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário